Buscar
  • Skyvolt

Energia Solar - Inversores de string vs. microinversores: qual é a diferença?

Os microinversores e string são facilmente confundidos. Aprender as principais diferenças entre esses dois tipos pode ajudar os proprietários de residências e comercio a determinar qual a melhor tecnologia em inversores.


Como funcionam os inversores? Antes de mergulharmos na diferença entre os tipos de inversores, vamos cobrir suas funções básicas. Todos os inversores convertem a corrente elétrica direta gerada por seus módulos solares (CC) em uma corrente elétrica utilizável para a casa, também conhecida como corrente alternada (CA). Inversores de String Os inversores de string são o tipo de inversor mais comum e com uma tecnologia anterior aos microinversores. Embora a tecnologia tenha evoluído, muitos instaladores ainda usam inversores de string.

Como funciona um inversor de string? Um inversor de string conecta uma linha de painéis solares na mesma string (sequencia). Esta série de painéis solares precisa ter mesmo comprimento, ângulo e tipo de painel solar para que o inversor funcione. Uma desvantagem de um inversor string é que os módulos que trabalham por meio desses inversores terão problemas de funcionamento se algum dos painéis solares for obstruído pela sombra ou mal funcionamento .Como os painéis alimentados por esses inversores alimentam correntes elétricas por meio de várias strings, o sombreamento de um painel solar pode afetar a produção de todo o sistema de geração de energia solar. Os inversores string também são incapazes de detectar problemas específicos no painel solar, porque eles não podem determinar a produção de cada painel solar. Portanto, quando os conjuntos de inversores de string apresentam problemas, um profissional geralmente tem que testar todos os painéis solares para detectar o problema e corrigi-lo. Inversores Solar Edge com otimizadores Para reduzir os problemas de desempenho do inversor de string, empresas como a Skyvolt utilizam inversores da SolarEdge que usam otimizadores de energia na parte traseira de cada painel solar. Um otimizador ajuda a estabilizar a produção de energia, para que alguns painéis solares sombreados não impeçam o funcionamento de todo o conjunto. Eles também podem ter comprimentos variados com quantidade de painéis em várias direções, o que torna possível uma maior geração de energia solar em espaços menores, algo de grande utilidade com telhados complicados e desordenados. A produção de energia é estabilizada quando o otimizador permite que cada painel solar produza de maneira ideal e converta a corrente em voltagem utilizável para o painel. Neste processo, o otimizador aumenta o rastreamento do ponto de potência máxima do inversor (MPPT). Os otimizadores também permitem monitorar todos os módulos solares de um determinado arranjo.

Microinversores Os microinversores surgiram para resolver os problemas de sombreamento inerentes aos inversores de string, inspirando também a invenção do otimizador de potência. As diferenças em um microinversor Os microinversores consistem em estarem conectados à parte traseira de cada painel solar para que possam converter a potência máxima do processo de transdução DC para AC. Ao contrário dos inversores de string, os microinversores permitem que o sistema de painéis alcance sua produção máxima possível, independentemente de um painel solar estar sombreado. Alguns proprietários podem ter dúvidas sobre o papel dos microinversores no aquecimento de painéis solares. No entanto, Greentech Media afirma que, se instalado corretamente, haverá um espaço grande o suficiente entre o painel e o inversor para mitigar quaisquer problemas de desempenho.


Desafios do microinversor Embora os microinversores resolvam os dilemas de sombreamento que ocorrem em um sistema de inversor de string, eles têm a desvantagem de custar um pouco mais que o sistema atual. Porém a geração de energia é consideravelmente maior que o sistema tradicional, tornando o sistema mais eficiente.

Solução Skyvolt: Um inversor de string com um otimizador A Skyvolt também dispõe das duas tecnologias, incluindo inversores string otimizados SolarEdge. O inversor SolarEdge permite que o sistema tenha potência máxima, mesmo quando alguns painéis solares não produzem corretamente, com menos complicações e custos.

O sistema de energia solar instalado pela Skyvolt em sua empresa ou residência reduzirá substancialmente os custos operacionais por mais de 30 anos e se pagará em média de 3 a 5 anos.

Consulte-nos e descubra como economizar de maneira sustentável.

Entre em contato com a Skyvolt.

Whatsapp: (11) 933521934


53 visualizações0 comentário