top of page
  • Foto do escritorSkyvolt

Como funciona uma usina de energia solar?

Atualizado: 10 de jan. de 2021

Uma usina de energia solar é qualquer tipo de instalação que converte a luz solar diretamente, como fotovoltaica, ou indiretamente, como usinas térmicas solares, em eletricidade.


Eles vêm em uma variedade de 'sabores', cada um usando técnicas diferentes para aproveitar a força do sol.


As usinas fotovoltaicas usam grandes áreas de células fotovoltaicas, conhecidas como PV ou células solares, para converter diretamente a luz solar em eletricidade utilizável. Essas células geralmente são feitas de ligas de silício e são a tecnologia com a qual a maioria das pessoas se familiarizou - é provável que você tenha uma em seu telhado.


Os próprios painéis vêm em várias formas:


- Painéis solares cristalinos - Como o nome sugere, esses tipos de painéis são feitos de silício cristalino. Eles podem ser monocristalinos ou policristalinos ou multicristalinos. Como regra geral, as versões monocristalinas são mais eficientes (cerca de 15-20%), mas mais caras do que suas alternativas (tendem a ser 13-16% eficientes), mas os avanços estão fechando a lacuna entre elas ao longo do tempo.


- Painéis solares de filme fino - Esses tipos de painéis consistem em uma série de filmes que absorvem luz em diferentes partes do espectro EM. Eles tendem a ser feitos de silício amorfo (aSi), telureto de cádmio (CdTe), sulfeto de cádmio (CdS) e disseleneto de cobre e índio (gálio). Este tipo de painel é ideal para aplicações como filmes flexíveis sobre superfícies existentes ou para integração em materiais de construção como telhas.


Esses tipos de usinas geram eletricidade que, geralmente, é alimentada diretamente na rede elétrica.


Como funciona uma usina de energia solar fotovoltaica?


As usinas solares fotovoltaicas funcionam da mesma maneira que os pequenos painéis fotovoltaicos de escala doméstica ou o minúsculo da sua calculadora, mas com esteróides.


A maioria dos painéis solares fotovoltaicos é feita de materiais semicondutores, geralmente algum tipo de silício. Quando os fótons da luz solar atingem o material semicondutor, elétrons livres são gerados, os quais podem fluir através do material para produzir uma corrente elétrica direta.


Isso é conhecido como efeito foto na física. A corrente DC precisa então ser convertida em corrente alternada (AC) usando um inversor antes que possa ser usada diretamente ou alimentada na rede elétrica.


Os painéis fotovoltaicos são distintos de outras usinas de energia solar, pois usam o efeito de foto diretamente, sem a necessidade de outros processos ou dispositivos. Por exemplo, nenhum agente transportador de calor líquido, como a água, é necessário como nas usinas térmicas solares.


Os painéis fotovoltaicos não concentram energia, eles simplesmente convertem fótons em eletricidade que é então transmitida para outro lugar.


Para saber mais sobre como um sistema de energia solar em sua empresa aumentará seus resultados financeiros, reduzirá significativamente os custos operacionais por mais de 30 anos, gerará retornos econômicos substanciais, ajudará a cumprir os objetivos de sustentabilidade de sua empresa e dará à sua empresa uma vantagem competitiva no mercado. ​


Entre em contato com a Skyvolt e saiba mais.




Fonte:

https://interestingengineering.com/how-does-a-solar-power-plant-work

61 visualizações0 comentário
bottom of page